sábado, 28 de novembro de 2009

128. GUNGA DIN (1939)


Críticas

Baseado num famoso poema de Rudyard Kipling, "Gunga Din" merece um lugar na lista dos grandes filmes de aventura produzidos nos anos 30.

Realizado pelo cineasta californiano George Stevens, o filme, marcado por cenas de bravura e heroísmo, procura exaltar a honra de servir à Sua Majestade, o Império Britânico.  Aspectos políticos à parte, "Gunga Din" tem tudo para agradar a quem o assiste:  uma boa história, um ótimo roteiro, a direção segura de Stevens e carisma.

Algumas cenas são memoráveis como, por exemplo, as do elefante sobre a ponte e de Gunga Din, ferido, tocando sua corneta para alertar as tropas britânicas.

Há ainda a ressaltar as magníficas interpretações de Cary Grant, Douglas Fairbanks Jr., Victor McLaglen, Sam Jaffe e Eduardo Ciannelli.  Embora correta, a participação de Joan Fontaine é pequena.

    



Sinopse

Na Índia do século XIX, os fios do Telégrafo são cortados  por nativos em revolta contra os britânicos.  O coronel Weed ordena que os sargentos Archibald Cutter, MacChesney e Thomas Ballantine façam os reparos necessários.

Eles chegam a um Posto Avançado onde todos foram mortos pelos nativos.  Um franco - atirador inicia uma batalha e a cavalaria ataca.  Ballantine joga uma banana de dinamite para Cutter arremessar.  Os três escapam pulando de um muro num rio e voltam. 

Ballantine demite-se para se casar com Emmy Stebbins.  Bertie Higginbotham se prepara para substituir Ballantine, mas leva uma surra de Cutter e MacChesney e termina no hospital.  Assim, Ballantine é obrigado a se juntar aos amigos.

Cutter bebe e sugere a MacChesney que eles poderiam apanhar o ouro de um templo.  Mas MacChesney o nocauteia e o prende.  Gunga Din, um carregador de água que se tornara amigo de Cutter, usa um elefante para soltar o amigo e os dois fogem.  Depois de cruzarem uma ponte para pedestres, eles encontram o templo.

Eles observam o ritual dos nativos.  Cutter estrangula um dos nativos e pede a Gunga Din para ir buscar ajuda.  Cutter termina sendo preso e torturado.  Gunga Din reporta que Cutter foi capturado.  Os amigos chegam e são trancados no local onde se acha Cutter.  MacChesney é chicoteado. 

As tropas britânicas aproximam-se do local sem imaginarem que estão marchando em direção a uma armadilha.  Os amigos lutam.  Cutter é baleado, MacChesney é dominado, Ballantine é capturado e Gunga Din é ferido por uma baioneta, mas, para alertar as tropas britânicas, ele consegue tocar sua corneta até ser mortalmente ferido.  Cutter atira num homem que estava a ponto de degolar MacChesney e Ballantine.

O coronel Weed organiza seus homens para um ataque ao templo e,  face à presença de canhões, os nativos se rendem.  Os sargentos são, então, resgatados e a Gunga Din são dadas todas as honras devidas a um herói.
http://www.imdb.com/title/tt0031398/
Elenco:

Cary Grant ... Sgt. Archibald Cutter
Victor McLaglen ... Sgt. 'Mac' MacChesney
Douglas Fairbanks Jr. ... Sgt. Thomas 'Tommy' Ballantine
Sam Jaffe ... Gunga Din
Eduardo Ciannelli ... Guru
Joan Fontaine ... Emaline 'Emmy' Stebbins
Montagu Love ... Col. Weed
Robert Coote ... Sgt. Bertie Higginbotham
Abner Biberman ... Chota
Lumsden Hare ... Maj. Mitchell

Informações:

Arquivo: RMVB
Tamanho: 604 Mb
Título no Brasil: Gunga Din
Título Original: Gunga Din
País de Origem: EUA
Gênero: Guerra / Clássico
Tempo de Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento: 1939
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: New-Line
Direção: George Stevens
Links:

Arrow http://rapidshare.com/files/205542108/Gung.Din.FARRA.ChRiStInE.part1.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/205556869/Gung.Din.FARRA.ChRiStInE.part2.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/205570435/Gung.Din.FARRA.ChRiStInE.part3.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/205587984/Gung.Din.FARRA.ChRiStInE.part4.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/205604839/Gung.Din.FARRA.ChRiStInE.part5.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/205619721/Gung.Din.FARRA.ChRiStInE.part6.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/205625665/Gung.Din.FARRA.ChRiStInE.part7.rar

Senha:
Código:
http://farra.clickforuns.net

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog
    Parabens pelos Baús de Pérolas que deverão aguçar a cobiça dos Piratas da Cultura nesta grande oportunidade que a direção oferece o compartilhamento a todos nós navegadores àvidos
    de um Blog que possa nos ajudar por longo tempo
    com um batalhão de escudeiros da lei para vencermos a ganância comercial alheia aos intentos dos criadores da internet que vislubraram a difusão da cultura para todos
    Antecipo agradecimentos por me enviar seus lançamentos
    amicuscine
    amicus.bso
    amicus.ost

    ResponderExcluir