segunda-feira, 23 de novembro de 2009

123. O MÁGICO DE OZ (1939)


Críticas

"O Mágico de Oz" é um excelente conto de fadas, um clássico do cinema mundial.  Realizado por Victor Fleming, o filme tem, além da talentosa direção do cineasta, um roteiro fantástico, uma bela direção de arte, a ótima fotografia de Harold Rosson, sua inesquecível trilha sonora e atuações marcantes dos principais atores.

Judy Garland está maravilhosa, como Dorothy Gale.  Em sua melhor seqüência, ela canta "Over the Rainbow", a famosa música composta por Harold Arlen e E. Y. Harburg.  Aliás, é inconcebível "O Mágico de Oz" sem Judy.

Sinopse:

Quem não se lembra da Bruxa boa do Leste e a Bruxa Má do Oeste. Ou seria o contrário? Enfim, o importante é que Dorothy libertou o pequeno povo do Norte de uma das Bruxas Más e recebeu de presente os sapatinho de Rubi. Mas o que ela queria era poder voltar para casa e deixar aquele lugar estranho e desconhecido. Perseguida pela Bruxa Má – que é a caracterização de bruxa mais imitada até hoje nas festas de Halloween -, Dorothy precisava seguir a estrada de tijolos amarelos para chegar ao Palácio de Esmeraldas e procurar pelo Mágico de Oz, o único que poderia ajudá-la.
Apesar de O Mágico de Oz ter sido baseado no livro de L. Frank Baum, sucesso entre crianças e adolescentes, o desafio de Fleming e Thorpe era de dar uma concepção de fantasia, principalmente para os personagens do mundo de Oz. E conseguiram criar uma obra fantástica e absolutamente perfeita, tornando o filme um clássico e seus personagens ícones do cinema. Quem não se lembra do homem de lata, do espantalho, o Leão Covarde, Totó, o Mágico de Oz, os macacos voadores, tudo foi muito bem criado e previamente imaginado para que tivessem uma ambientação linear a obra de Baum.
Mas engana-se quem pensa que o filme é um clássico infantil. Seus musicais realizados com extrema competência, não só pelos criadores das canções, mas especialmente por Judy Garland, são fascinantes e memoráveis. “O Magico de Oz” é um clássico imortal com mensagens positivas, inocentes e um mundo que nem nos nossos mais belos sonhos conseguiríamos imaginar. 
http://www.imdb.com/title/tt0032138/











Elenco:

Judy Garland (Dorothy Gale)
Frank Morgan (Professor Marvel / O Mágico de Oz)
Ray Bolger (Hunk / O Espantalho)
Bert Lahr (Zeke / O Leão Covarde)
Jack Haley (Hickory / O Homem da Lata)
Billie Burke (Glinda / A Bruxa Boa do Norte)
Margaret Hamilton (Almira Gulch / A Bruxa Malvada)
Pat Walshe (Nikko)
Clara Blandick (Tia Emily Gale)
Dorothy Barrett (Manicure na cidade Esmeralda)
Charles Becker (Prefeito de Munchkin City)
Idaho Croft (Soldado)
Mitchell Lewis (Capitão da Guarda Winkie)

Informações Técnicas:

Direção: Victor Fleming
Roteiro: Noel Langley, Florence Ryerson, Edgar Allan Woolf
Produção: Mervyn LeRoy, Arthur Freed
Música Original: Harold Arlen, George Bassman, George E. Stoll, Robert W. Stringer
Fotografia: Harold Rosson
Edição: Blanche Sewell
Design de Produção: Malcolm Brown
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie
País: USA

Prêmios:

- Oscar de Melhor Trilha Sonora Original
- Oscar de Melhor Canção (Over the Rainbow)


Indicações:

- Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Especiais
- Festival de Cannes: Indicado à Palma de Ouro (Victor Fleming)

Dados do Arquivo:

Formato: RMVB LEGENDADO
Áudio: Inglês
Legendas: Português-BR (embutidas)
Duração: 1:42
Tamanho: 545MB (06 partes)
Servidor: Rapidshare
OU
RMVB DUBLADO
Áudio: Dublado (Português)
Formato: RMVB
Duração: 1:42
Tamanho: 437MB (Dividido em 04 partes)
Servidor: Rapidshare
BAIXAR

Um comentário:

  1. Colegas Navegadores
    Dei início a Dose-Dupla [filme+ost]a partir da trilha sonora e canção ganhadoras dos OSCARs deste filme que a capa brasileira diz O MELHOR FILME FAMILIAR DE TODOS OS TEMPOS, UM MUNDO DE SONHOS ENCANTADOR.É um musical inesquecível.
    Shirley chegou a ser escalada para interpretar o papel de Dorothy no filme O Mágico de Oz, mas a 20th.Century Fox negou-se a emprestá-la. Então a atriz de 16 anos Judy Garland, que já havia sido cogitada antes, mas era considerada a princípio velha demais para o papel, acabou protagonizando o filme, após um trabalho de maquiagem que ajudou a disfarçar sua idade.
    Grato
    amicuscine
    amicus.bso
    amicus.ost

    ResponderExcluir