sexta-feira, 13 de novembro de 2009

053. O MILHÃO (1931)


Tal como fizera um ano antes com Sob os Tetos de Paris, René Clair soube tirar proveito das inovações técnicas aportadas pelo advento do som no cinema e lançou, em 1931, O Milhão, comédia musical nitidamente influenciada pelo que Rouben Mamoulian e Ernst Lubitsch estavam fazendo nos Estados Unidos e da qual seriam pressentidas algumas idéias empregadas depois pelos irmãos Marx e por demais grandes nomes do gênero. Desta vez, Clair estava interessado em produzir algo mais leve, engraçado e comercial. Pode-se dizer que ele foi bem-sucedido: O Milhão se tornou grande sucesso e logo receberia elogios rasgados dos críticos.

A trama se desenrola em um único dia: um enorme flashback nos faz conhecer o artista plástico Michel, jovem afogado em dívidas que, num golpe de sorte, descobre ser o ganhador da loteria. No entanto, o bilhete premiado encontra-se no bolso de um casaco que sua namorada acaba de vender a um trambiqueiro; este repassa o vestuário a um cantor de ópera que irá vestir o paletó como fantasia em sua apresentação de Il Trovatore, naquela mesma noite, em Paris. Clair acompanha “Michel &cia.” na corrida amalucada atrás da peça de roupa em seqüências plenas de sacadas inteligentes e humor de sobra, como o contra-plano do casal escondido no teatro, em que os diálogos são inaudíveis e substituídos pelas canções românticas encenadas a poucos metros, ou a cena da disputa pelo casaco nas coxias, rodada como um jogo de futebol americano, o barulho da torcida ao fundo.

Há uma sensação de envelhecimento na obra, sem dúvida. Em todo caso, O Milhão continua tendo seu charme e fluidez intactos. A busca desenfreada do elenco pelo bilhete de loteria faz lembrar de leve o arrastado Deu a Louca no Mundo, de Stanley Kramer, mas Clair, embora artista bem mais amarrado à concepção visual de seus projetos, opta pela simplicidade. A câmera passeia com delicadeza pelos cenários, todos lindíssimos, a começar pela imagem inicial de prédios à noite — com tendência ao expressionismo alemão, com o uso e abuso de linhas tortas — passando pelo palco do teatro lírico. É com esse mesmo apuro panorâmico que o cineasta construiria, naquele mesmo ano, seu trabalho mais célebre, A Nós a Liberdade, que finalmente pude conferir alguns dias atrás. Este teria influência direta no Tempos Modernos, de Chaplin. Desse modo percebe-se a engenhosidade de um homem que estava sempre à frente de sua época.

http://www.imdb.com/title/tt0022150/


2 comentários:

  1. torrent
    http://thepiratebay.org/torrent/4318610/Le_Million_-_Rene_Clair_(eng_esp_ptbr)

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  2. Amigos
    Link ok
    Le_Million_-_Rene_Clair_(eng_esp_ptbr).4318610.TPB.torrent
    Grato
    amicuscine

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