terça-feira, 17 de novembro de 2009

099. A DAMA DAS CAMÉLIAS (1936)



Considerado o filme com a melhor atuação da lenda Greta Garbo (e sem dúvida é o que ela está mais bonita), A Dama das Camélias ganha sua segunda versão no cinema. A primeira é uma versão muda feita em 1922 com Rudolph Valentino e Alla Nazimova.
Este é um bom motivo do porque, na época de ouro do cinema, a MGM era sinônimo deproduções glamourosas e de qualidade impecável. Todo o capricho e muito dinheiro foram utilizados na reconstituição deste melodrama de época bastante conhecido do escritor Alex Dumas. O trio figurino-direção de arte-fotografia, Adrian-Gibbons-Daniels, provam porque eram infalíveis e os melhores de todos os tempos, conseguindo extrair imagens inesquecíveis de Garbo, graças também a direção talentosa de George Cukor.
O cenário é a Paris do final do século XIX, onde a prostituição requintada era um estilo de vida escolhido por muitas "damas" de coração fechado cujo objetivo se resumia em seduzir homens ricos que pudessem bancar os seus gastos e luxos. Para Marguerite Gautier (Greta Garbo) ativa participante deste círculo, seus interesses também não eram diferentes até se apaixonar por Armando Duval (Robert Taylor) e em nome deste amor renunciar sua vida de conveniências e facilidades.
Embora A Dama das Camélias não deixe de ser um veículo de exploração da beleza inquestionável de Garbo pela MGM, as suas qualidades, entre elas a propria interpretação da atriz sueca, é notória. Ela nos presenteia com uma Marguerite cujo brilho da vida vai se esvanecendo a medida que o destino vai lhe subtraindo suas perspectivas de felicidade. Embora tenha a ajuda de um elenco de suporte talentoso, a química com seu oponente Robert Taylor não foi das melhores. A dupla não funcionou bem mais por causa de Taylor que apareceu apático e sem muito vigor ao lado deGarbo.
Segundo disse uma vez em entrevista muitos anos depois "Robert Taylor era bonito, mas tinha cara de bobo".
Notas:
O filme favorito de Garbo entre todos o que ela já fez.
Greta Garbo usava chinelos embaixo dos vestidos que utilizou nos filmes, isso lhe dava uma maior comfortabilidade e ajudava a dar uma naturalidade na execução das cenas.


Título Original: Camille
Ano/País/Gênero/Duração: 1937 / EUA / Drama / 108min
Direção: George Cukor
Produção: Bernard H. Hyman
Roteiro:  Zoe Akins, Frances Marion e James Hilton
Fotografia: William H. Daniels e Karl Freund
Música: Herbert Stothart

Elenco

Greta Garbo .... Marguerite Gautier
Robert Taylor .... Armand Duval
Lionel Barrymore .... Monsieur Duval
Elizabeth Allan .... Nichette
Jessie Ralph .... Nanine
Henry Daniell .... Barão de Varville
Leonore Ulric .... Olympe
Laura Hope Crews .... Prudence Duvernoy
Rex O'Malley .... Gaston

Sinopse

Marguerite Guatier (Greta Garbo) é uma bela cortesã que acaba se apaixonando por Armand Duval (Robert Taylor), filho de um antigo amante seu. É humilhada por ele, que lhe diz que ela não é boa companhia para seu filho, e que arruinará o futuro dele. Mesmo apaixonada, Marguerite decide separar-se dele, dizendo que irá voltar para um antigo amante.

Curiosidades

- Orçamento de $ 1,4 milhão de dólares.
- Filme de estréia de Joan Leslie.
- Dentre seus filmes, este era o preferido de Greta Garbo.

Prêmios

- Indicação ao Oscar de Melhor Atriz (Greta Garbo).





Titulo Original: Camille
Título Traduzido: A Dama das Camélias
Gênero: Romance
Duração: 1h48min
Diretor: George Cukor
Ano de Lançamento: 1936
Tamanho: 697
Resolução: 464 x 336
Frame Rate: 23 Fps
Formato: DVDRip
Qualidade de Audio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Codec do Vídeo: Xvid
Codec do Áudio: Mp3
Idioma: Inglês
Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário