quarta-feira, 18 de novembro de 2009

105. CANÇÃO DA NOITE (1937)



Por Mario Abbade

04/10/2007



Canção da Noite (Yeban gesheng, 1937) pode ser considerado o primeiro filme de horror chinês. O filme dirigido por Maxu Weibang tem forte influencia das produções envolvendo os monstros da Universal (Lobisomem, Drácula, Frankestein, entre outros). O roteiro é inspirado no livro de Gaston Leorux, "O Fantasma da Ópera". Ao mesmo tempo tem fortes influencias estéticas do filme homônimo realizado pelo diretor Rupert Julien, em 1925. Conta a trágica história de Song Danping (Jin Shan, um dos melhores atores chineses da época), um cantor de ópera. Ele era apaixonado pela filha de um rico senhor feudal. A mando do sogro, foi espancado, desfigurado com ácido e abandonado à morte no teatro em chamas. Song resolveu fingir sua morte, pois não queria que sua amada o visse daquela forma. Ela acabou enlouquecendo.



Anos depois o teatro foi reconstruído e Song ronda os bastidores esperando encontrar um herdeiro para a sua arte. Numa noite de chuva, um grupo de atores busca refúgio no teatro que tem a fama de ser assombrado pelo fantasma de Song Danping. Um promissor cantor/ator (Shi Chao) se depara com Danping. O desfigurado cantor descreve sua triste história em um soberbo flashback e pede que ele o ajude na recuperação de sua amada.



Contar mais seria estragar um argumento inspirado no clássico francês, mas que reserva uma boa dose de surpresas. Interessante que cineasta Maxu Weibang não constrói sua história em cima de mortes ou vinganças. O tom de tragédia é sustentando pelo melodrama. As influencias ocidentais se restringem nas escolhas estéticas. Nesse quesito o filme remete também a outro clássico da Universal: "Frankenstein" (1931), de James Whale. Weibang abusa das sombras e de uma iluminação de contrastes para capturar toda a essência do mistério da trama.



Percebe-se outras influencias ocidentais nos cenários e figurinos. A produção não parece ser ambientada na China. Os personagens se vestem com roupas tipicamente européias. Alguns bem semelhantes ao dos filmes de monstros da Universal, como o ajudante de Song Danpig, que lembra o personagem do corcunda em "Frankenstein".



Apesar das referencias, diretor Maxu Weibang é extremamente original com a câmera. São tomadas ricas em significado para com a trama. Mesmo os efeitos especiais não são gratuitos. A produção investe em uma aura artística que fatalmente provocará reflexão ao espectador. Mas vale dizer que mesmo com esses recursos estilísticos, o filme é palatável para quem busca simplesmente a pura diversão.



O filme se destaca dentre os clássicos chineses feitos na época pela sua singularidade. A grande maioria das produções desse período eram mais convencionais e pregavam a unificação dos chineses como forma de retaliar a invasão japonesa. Em Canção da Noite notamos também esses elementos patrióticos na trama, mas o diferencial reside na história e na abordagem visual, que teve uma seqüência feita por Weibang em 1941.



Cineasta Maxu Weibang ainda faria mais dos filmes de terror em 1938: "Walking Corpse in an Old House" e "The Lonely Soul". Mas seu legado para ao cinema reside em Canção da Noite que ganhou uma refilmagem pelo diretor Ronny Yu denominada "Phantom Lover", em 1996. 
http://www.imdb.com/title/tt0206442/

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