terça-feira, 17 de novembro de 2009

098. O GALANTE MR. DEEDS (1936)



Quando um interiorano idealista vai para Nova York para receber uma herança de 20 milhões de dólares, ele se envolve em um romance com uma esperta jornalista e se torna alvo de implacáveis homens de negócio e parentes. Finalmente ele decide doar toda a sua fortuna por ela representar muita encrenca.

Crítica

O Galante Mr. Deeds, como boa parte da filmografia de Frank Capra, integra um conjunto de filmes que pode levar os saudosistas a concluir: não se fazem mais filmes como antigamente. Leve, divertido, cativante, e ainda inteligente e crítico, marca uma era de Hollywood que parece que não volta mais. Personagens fortes, bem delineados, cenas deliciosas a todo o momento, ainda hoje, se mantém atual em seu discurso, mesmo que cada vez se torne mais e mais utópico. Impensável nos dias de hoje, acreditar numa figura como Longfellow Deeds.
. Nesta deliciosa comédia/drama de Capra, Gary Cooper, em um dos seus melhores papéis, interpreta um jovem do interior que recebe uma herança de U$ 20 milhões de dólares. Como um autêntico herói "capriano", Longfellow Deeds dá mais importância a seus princípios e valores do que qualquer bem material. Convencido a ir para a cidade, receber sua fortuna, ele aceita mas com uma intenção nobre: visitar o túmulo do General Grant. Chegando lá, a vida na cidade começa a entrar em conflito com sua pureza quase infantil e isso começa a afetá-lo e a frustrá-lo. À princípio todos ao seu redor querem tirar proveito do novo milionário e mesmo aqueles que parecem querer ajudá-lo, têm suas segundas intenções. Capra usa o conflito Campo x Cidade para fazer sua crítica aos valores morais da sociedade americana. O homem inocente vem do campo puro, bondoso e quase infantil e se defronta com luxúria, ganância e egoísmo. No fundo, isto talvez seja uma maneira de críticar o meio que ele, Capra, vive e trabalha, onde as pessoas muitas vezes crescem às custas da exploração e pilhéria daqueles que o cercam.

O filme deve muito à direção preciosa de Capra e ao roteiro de Robert Riskin, muito inteligente e que constantemente avança. Parece não haver nenhuma ponta solta, todas as cenas, os diálogos e a conduta dos personagens funcionam para nos levar ao ponto de virada (quando Deeds resolve doar sua fortuna), e em seguida a cena do tribunal, que acabou por se tornar clássica. Cooper está perfeito como Deeds, Jean Arthur faz muito bem suas "duas personas" e Douglass Dumbrille é o antagonista ideal, sem moral nenhuma, um verdadeiro porco chauvinista. Até Lionel Stander, novinho, faz seu papel com brilhantismo. Capra em um dos seus melhores momentos.

Título Original: Mr. Deeds Goes to Town
Ano/País/Gênero/Duração: 1936 / EUA / Comédia Romance / 115min
Direção: Frank Capra
Produção: Frank Capra
Roteiro:  Robert Riskin
Fotografia: Joseph Walker
Música: Howard Jackson

Elenco


    * Gary Cooper ... Longfellow Deeds
    * Jean Arthur ... Babe Bennett/Mary Dawson
    * George Bancroft ... MacWade
    * Lionel Stander ... Cornelius Cobb
    * Douglass Dumbrille ... John Cedar

Sinopse

Longfellow Deeds (Gary Cooper) recebe uma herança de um tio falecido, e é obrigado a sair de sua casa no interior para a cidade de Nova York, lidando com pessoas que só pensam em dinheiro, e longe da honestidade. Ele acaba se envolvendo com uma jornalista espertinha, e se torna o alvo principal dos seus parentes.


Curiosidades

- Foram precisos 6 meses de espera, para que Capra tivesse Cooper no elenco. E com isso um prejuízo de 100.000 dólares.
- Carole Lombard desistiu do papel de Babe 3 dias antes das filmagens.
- O filme teria uma continuação, "Mr. Deeds Goes To Washington", mas o diretor acabou desistindo. Ele acabou fazendo Mr. Smith Goes to Washington, com Jean Arthur e James Stewart.
- Em 2002 foi feita uma refilmagem, sob o título “A Herança de Mr. Deeds”, com Adam Sandler.

Prêmios

- Oscar de Melhor Diretor.
- Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Gary Cooper), Filme, Roteiro e Trilha Sonora.
Oscar
Indicado nas categorias: Melhor Ator (Gary Cooper), Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor trilha sonora. Ganhou na categoria de melhor diretor.



Imagens





RAPIDSHARE / LEGENDA PT-BR / RMVB / 381MB / IMDB
PARTE1 - PARTE2 - PARTE3 - PARTE4


Nenhum comentário:

Postar um comentário