terça-feira, 17 de novembro de 2009

094. UM DIA NO CAMPO (1936)



Perto do fim do século 19, durante as férias, os membros de uma pequena família burguesa decidem passar um dia no campo. Ao chegarem lá, estando mais próximos da natureza, eles decidem então fazer um piquenique nas proximidades do Rio Marne e aproveitar da calmaria do local. Porém, o contato com dois jovens camponeses da localidade apresenta-se como uma sedutora aventura para Henriette e sua mãe. Uma aventura marcada por um sabor de surpresa e saudades...
Baseado num conto de Guy de Maupassant, Um Dia no Campo é uma das obras-primas de Jean Renoir e é tido como um dos seus filmes mais belos, isto no que tange ao aspecto visual. Um trabalho de mestre, que teve a participação de outros mestre e que vale a pena ser conferido.

Curiosidades

- Um Dia no Campo é considerado a obra-prima inacabada de Jean Renoir. Embora as filmagens tenham acontecido em julho de 1936, o filme só veio a ser lançado aproximadamente dez anos após, em maio de 1946. Como Renoir não conseguiu finalizar o filme, em virtude de diversos problemas, o seu produtor, Pierre Brauenberger, se ocupou da edição final e do lançamento, após o término da Segunda Guerra Mundial.

- No filme, Jean Renoir presta uma série de homenagens ao seu pai, o famoso pintor impressionista Pierre-August Renoir, bem como a alguns alguns aspectos da estética Impressionista. Dentre estas homenagens, destaca-se o estudo sobre o efeito da luz na paisagem e a revisitação/recriação, no filme, de algumas telas famosas do pintor francês, como os quadros "La Yole" (1875) e "La Balançoire" (1876). Aos que se interessarem, dêem uma conferida aqui.

- O filme, além de suas singularidades, é importante também por marcar um encontro bastante especial de alguns mestres. Além da mestria de Renoir na direção e de sua descendência ilustre, o filme é baseado num conto homônimo de Guy de Maupassant, amigo do pai de Renoir, e conta com a participação de Jacques Becker, Luchino Visconti e Henri Cartier-Bresson como assistentes de direção. Em suma, uma pequena jóia como fruto do encontro de vários mestres. :}

- Jean Renoir tem uma pequena participação, no início do filme, como o cozinheiro Sr. Poulain.

- Marquerite Renoir, companheira do diretor na vida pessoal e profissional, também possui uma breve participação no filme, no papel da garçonete do Restaurante Poulain.


Nenhum comentário:

Postar um comentário