quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

130. A REGRA DO JOGO (1939)




Crítica
A Regra do Jogo é considerado por muitos um filme magistral, em parte por ter incorporado uma série de recursos inovadores na maneira de desenvolver sua narrativa. É possível detectar o uso consciente da profundidade de campo, de planos seqüência relativamente longos, e constantes movimentos de câmera - todos mais evidentes no terço final do filme. Esses elementos imprimem à obra uma agilidade e um dinamismo impressionante, contribuindo para o lirismo de sua atmosfera e para uma maior efetividade da mensagem que pretende transmitir. A sagacidade de seus diálogos e o acelerado senso de ritmo o diferencia das outras produções da mesma época, transformando-o em uma obra importante e altamente influenciadora na História do Cinema.

O filme é notório por realizar uma ácida, porém irreverente, crítica à disposição da hierarquia social e, principalmente, à alta burguesia francesa da época. A trama gira em torno de vários representantes da classe mencionada, às voltas com, dentre outras coisas, suas relações amorosas (tanto intra, quanto extra conjugais), os códigos morais e sociais que deveriam seguir, a relação com seus empregados e a presença da morte. O próprio Renoir faz um papel no filme, atuando como o otimista amigo Octave.

A primeira exibição em Paris faz parte de uma das lendas que circundam a obra. Mal recebido por tanto espectadores e críticos, motivou uma calorosa reação negativa e se tornou alvo de modificações – parte da lenda diz que houve desde tentativas de atirar cadeiras à tela, até colocar fogo na sala de cinema. O filme foi cortado de 94 para 81 minutos, ainda assim não sendo apreciado pelo público. Banido pelos censores franceses e, posteriormente, pelos alemães durante a Ocupação, viu finalmente seus negativos perdidos nos bombardeios de 1942. Só no final da década de 50 é que o filme ganharia uma reconstrução, sob a supervisão de Jean Gaborit e Jacques Durand, em uma versão de incríveis 106 minutos.

Durante a ocupação da França na Segunda Guerra Renoir buscou exílio nos Estados Unidos, onde realizou, entre outros, This Land Is Mine em 1943 (de temática anti-nazista) e The Southerner em 1945. Durante sua estadia na América, no entanto, diz dificilmente ter encontrado propostas de filmes que realmente o agradassem. Ao longo de sua carreira enfrentou certo grau de dificuldade para obter financiamento, sendo obrigado a vender quadros de seu pai para realizar algumas de suas obras. À medida que foi envelhecendo, seus filmes foram adquirindo um caráter mais pessoal. Além de desenvolver um estilo mais “autoral”, é também notável um desvio dos temas mais engajados, e até “esquerdistas”, do início de sua filmografia. Realizaria um total de 41 filmes.

Fonte Cineclube Rogério Sganzerla (UFSC)

Sinopse:
Nas últimas décadas, "A Regra do Jogo" sempre tem sido escolhido como um dos 10 melhores filmes da história em todas as listas da crítica internacional. Um jovem aviador comete gafe ao falar publicamente do seu caso com a esposa do Marquês de La Chesnaye. Para evitar escândalo maior, o refinado aristocrata convida várias pessoas, incluindo o piloto, para uma caça de final de semana em sua casa de campo. O evento torna-se sombrio quando um dos convidados é assassinado. Em tom de farsa, o mestre Jean Renoir (A Grande Ilusão) revela as "regras do jogo" da sociedade francesa, focando a luta de classes entre aristocratas e empregados. Recentemente, o cineasta Robert Altman homenageou a obra de Renoir, com o remake disfarçado Assassinato em Gosford Park. Assista A Regra do Jogo e descubra porque esta obra-prima magistral é um marco do cinema mundial.

Premiações
- Vencedor do Prêmio de Melhor Filme Europeu no Festival de Copenhagen, Dinamarca.
- Vencedor do Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Copenhagen, Dinamarca.
Elenco:
Roland Toutain - André Jurieux
Nora Gregor - Christine de la Cheyniest
Marcel Dalio - Robert de la Cheyniest
Paulette Dubost - Lisette
Mila Parély - Geneviève de Marras
Odette Talazac - Madame de la Plante
Claire Gérard - Madame de la Bruyère
Anne Mayen - Jackie, sobrinha de Christine
Lise Elina - Repórter radialista
Julien Carette - Marceau
Gaston Modot - Edouard Schumacher, o gamekeeper
Jean Renoir - Octave
Pierre Magnier - O general

Ficha Técnica:

Direção: Jean Renoir
Ano: 1939
Título Orginal: La Règle du Jeu
Gênero: Drama/Comédia
Produção: Claude Renoir
Roteiro: Camille François


Formato - RMVB/DVDRip
Áudio - Francês
Legendas - Português
Duração - 110 min.


LINKS:
http://rapidshare.com/files/208419432/RdJ.FORUM.FARRA.by.IcaroBowman.part1.rar
http://rapidshare.com/files/208440618/RdJ.FORUM.FARRA.by.IcaroBowman.part2.rar
http://rapidshare.com/files/208464495/RdJ.FORUM.FARRA.by.IcaroBowman.part3.rar
http://rapidshare.com/files/208484794/RdJ.FORUM.FARRA.by.IcaroBowman.part4.rar

Senha:
Código:
http://farra.clickforuns.net

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog
    Parabens pelos Baús de Pérolas que deverão aguçar a cobiça dos Piratas da Cultura nesta grande oportunidade que a direção oferece o compartilhamento a todos nós navegadores àvidos
    de um Blog que possa nos ajudar por longo tempo
    com um batalhão de escudeiros da lei para vencermos a ganância comercial alheia aos intentos dos criadores da internet que vislubraram a difusão da cultura para todos
    Antecipo agradecimentos por me enviar seus lançamentos
    amicuscine
    amicus.bso
    amicus.ost

    ResponderExcluir